Justificativa tcc
Transformação do espaço causado pelo pluralismo religioso.
O presente trabalho tem por objetivos analisar a produção do espaço, gerado pelo Pluralismo Religioso na cidade de Ceilândia, tendo com base o Bairro Expansão do Setor’o’, a influência da religião na formação de sociedades, a articulação entre o sagrado e o profano, um estudo da evolução como os povos viviam a religiosidade antes do mundo capitalista, consumista e globalizado, e como eles vivem hoje, observar as modificações sócio-espaciais e os novos arranjos paisagísticos causado por toda essa diversidade de religiões.
A separação igreja-estado que gerou uma desmonopolização religiosa, a Igreja Católica perde sua hegemonia, e passa a conviver e concorrer com outros sujeitos religiosos, introduzido uma concorrência entre as religiões, surgindo novas necessidades religiosas dando uma nova cara para esse campo, provocando diversas mudanças,
Um dos pressupostos fundamentais para a existência do pluralismo religioso é a liberdade religiosa. Na Modernidade, liberdade religiosa será garantida pelo Estado, que, com o aparato jurídico que lhe é próprio, vai garantir o exercício livre dos cultos. O Estado terá a função de garantidor das condições necessárias para que os sujeitos religiosos atuem livremente.
Observa-se hoje que a religião deixou de ser algo doutrinário ou uma cultura que é passada de geração para geração, ocorre uma espécie de banalização, onde a igreja ou as instituições religiosas vem se erguendo e ocupando os espaços sejam eles comerciais, industriais, naturais. Nas ultimas décadas podemos notar a crescente transformação do espaço causada por essa diversidade de religiões existentes no chamado mundo moderno, modificando as paisagens, os cenários terrestres.
Percebo que esse assunto é pouco abordado, porém é de grande importância estudamos os diferentes espaços produzidos pela religião, e entender a dinâmica da multiplicidade de filiais