ética nos negocios
Sabe-se que a publicidade é uma das ferramentas mais eficientes no meio empresarial, pois ela torna o produto ou serviço e a empresa visível perante seus consumidores e ativa o desejo do consumidor a cerca do que esta sendo exposto, porém, essa oferta deve assegurar informações corretas, claras, precisas e ostensivas que contemplem características, preço, composição, garantia, prazo de validade, entre outros.
Oferta é aquilo que esta sendo disponibilizado ou oferecido e o suborno é a prática de prometer, oferecer ou pagar a uma autoridade, governante, funcionário público ou profissional da iniciativa privada qualquer quantidade de dinheiro ou quaisquer outros favores para que a pessoa em questão deixe de se portar eticamente com seus deveres profissionais. A oferta deve ser aceita desde quando não fira os princípios éticos de quem deve aceitar, e deve ser negada quando esta oferta passar a ter caráter subordinativo, pois, além de transgredir a ética, trata-se de um crime.
Acredito que através da publicidade legal, da conduta ética da empresa perante o mercado, dentro das normas e regras legais, pois isso afeta diretamente todas as esferas mercadológicas, seja na prospecção de clientes ou no mercado concorrente, e é a forma de se portar da empresa que definirá se haverá ou não essa concorrência desleal.
Cabe ao consumidor ou empresa identificar, analisar e tomar medidas caso haja a violação dos seus princípios éticos, no caso do consumidor convém procurar uma organização em que os seus princípios éticos se convirjam, enquanto que para empresa o melhor a se fazer é o desligamento do funcionário. Deverá ser opcional a pessoa relatar ou não este fato, porém o