Ética no Trabalho
ÉTICA
O setor da construção civil é, à semelhança de outros países, o setor que mais contribui para o crescimento econômico - social de uma população.
Em períodos de recessão econômica, é fundamental a existência de um padrão ético de conduta que seja comum a todos os profissionais da construção, sob pena das economias designadas “paralelas” crescerem e, conseqüentemente, períodos de crescimento econômico demorar a emergir.
Assim, foram analisadas as principais questões a nível ético que mais preocupam os profissionais deste ramo. Acredita-se que os problemas de ordem ética podem colocar em risco o bom funcionamento da atividade do setor e como tal, a diminuição subseqüente da sua contribuição para o desenvolvimento do país.
Este estudo define as causas do comportamento antiético existente neste setor e expressa a opinião dos construtores civis relativamente a possíveis medidas minimizadoras dos problemas éticos com que se deparam.
O que se pretende mais do que perceber a tendência do comportamento ético num setor econômico de tão grande envergadura, é alertar para este tipo de questões por forma a poder-se objetivar medidas futuras para que a ética tenha um lugar cada vez mais merecido e compensador, a longo prazo.
Assim, o objetivo é perceber se os empreiteiros têm em consideração questões éticas na sua profissão; se as suas práticas laborais são guiadas por algum código de conduta ética, tanto da empresa onde trabalham como das associações de que poderão ser membros; determinar a existência ou não de comportamentos antiéticos e se existirem, determinar quais são; identificar os motivos que os levam a agir de forma antiética; promover contributos procurando soluções e medidas concretas que combatam esta situação e que protejam os interesses dos empreiteiros e os do público em geral.
A atividade da construção Civil tem características muito