Ética no mundo do trabalho
Ética (“ethos” – do grego) que significa costume. Visa disciplinar e regular os costumes, a moral e a conduta das pessoas. Está relacionada a produção e ao domínio das normas e dos valores que regulam a sociabilidade ou consciência dos homens em sociedade.
A ética no trabalho atua para que uma pessoa impeça qualquer tipo de discriminação encontrada na empresa. As responsabilidades da empresa que passam pelo administrador, refletem os compromissos éticos que geram sobre os indivíduos as expectativas éticas.
ÉTICA
A ética se fundamenta em uma teoria dos valores e normas que regem as condutas humanas e tem como objeto de reflexão as experiências morais do ser humano pautados pelo entendimento do que é bom ou mal, certo ou errado, justo ou injusto, bem como os juízos de valor sobre as experiências elaboradas por uma consciência.
Muitas vezes, ética e moral são termos usados como sinônimos, uma vez que epistemologicamente, ética (do grego "ethos") e moral (do latim "mos, morim") significam "costumes". No entanto, para alguns autores, a moral refere-se às normas ou regras que regem certos aspectos da conduta humana. A ética destina-se à disciplina filosófica que trata de estabelecer os fundamentos e a validade das normas morais e do juízo de valor sobre as ações humanas. Juízo de valor resulta da apreciação que se faz das coisas, dos fatos e dos indivíduos que estão presentes na moral, nas artes, na política e na religião.
O sujeito ético ou moral deve responder pelos seus atos, isto é, deve avaliar os efeitos e as consequências de suas ações, responsabilizando-se pelas mesmas. A questão ética é, portanto, fundamental para a filosofia contemporânea fundamentada nas atividades realizadas de maneira puramente instintiva.
Segundo Kant, filósofo alemão nascido em 1724, a única coisa certa em qualquer situação é a “boa vontade”, que podemos entender também como boa intenção.
ÉTICA NO MUNDO DO TRABALHO
Com base no papel atribuído à atividade humana, a