Ética no brasil
"Na atual sociedade brasileira, muitos setores defendem a ética como se esta fosse a solução para todos os problemas brasileiros. Acontece, que no dia-a-dia, muitos daqueles que pregam a defesa da ética são os primeiros a desrespeitá-la. A todo momento, pessoas querem levar vantagem em relação as demais pessoas, seja nas pequenas coisas ou mesmo nas grandes coisas. A solução dos problemas brasileiros não está relacionada apenas com a observância da ética, mas também com a prática. As pessoas devem dar exemplo, ser exemplos, ao invés de ficarem apenas criticando, e na primeira oportunidade que tiverem fazerem o inverso daquilo que tem defendido". Muda Brasil
Considerando-se a ética como uma moral pessoal (valores morais pessoais ou subjetivos), se pode ter uma noção do que é a ética no Brasil atual. Nada.
Basta que se dê uma olhada em volta e se perceba o que se pratica individualmente como valores morais e se chegará a uma conclusão sobre o que seja a ética social.
Observe a sua família, a sua escola, o seu clube, os seus amigos, os programas de rádio, os livros, as revistas, os jornais, as igrejas, a polícia, os hospitais, o relacionamento entre os jovens, o comportamento individual em lugares coletivos, os partidos políticos, o congresso, o judiciário, o executivo. Tudo neles leva a crer que o que as pessoas praticam não está baseado em uma moral pessoal que rejeite tudo o que se vê de errado.
O coletivo é a soma dos individuais. Se não houver ética (moral pessoal), não haverá moral coletiva (moral objetiva).
Ou mudamos nós ou nada muda. E daí prá pior.
A ética no Brasil.
Nos dias de hoje é comum ouvir, cotidianamente, frases como: "político corrupto", "tudo acaba em pizza mesmo!", "deputado ladrão!", entre outras frases que protestam a desonestidade no país. Há tempos o povo brasileiro, de uma forma geral, associa a corrupção e falta de ética apenas aos profissionais ligados à política. Mas onde se enquadra o famoso "jeitinho