o conceito de ética no Brasil
Nos últimos tempos, temos ficados cada vez mais horrorizados ao nos depararmos com casos cada vez mais frequentes de corrupção, desvios do dinheiro público, evasão de divisas, subornos e improbidades envolvendo diferentes setores dos poderes legislativo, executivo e judiciário, situações estas que ilustram-se, por exemplo, através dos episódios do mensalão, da máfia das ambulâncias, do "Tucanoduto", da indústria de compra de licitações, enfim, casos cada vez mais frequentes e estarrecedores, sem contar o mau uso do dinheiro público, mesmo que de forma lícita, uma vez que nossa legislação é permissiva a tais fatos amorais.
Diante deste cenário fica o questionamento: existe o conceito de ética no Brasil? Para tanto vale salientar este conceito, como também levantar a historicidade deste tema na história brasileira, objetivos deste trabalho.
2. O conceito de Ética
“A Ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que são, mas que não são fáceis de explicar, quando alguém pergunta”.
Ao estudarmos a etimologia da palavra ética, temos sua origem na língua grega, onde Ética deriva de ethos, que diz respeito ao costume, aos hábitos dos homens. Em um significado similar, teria sido traduzida em latim por mos ou mores (no plural), sendo essa a origem da palavra moral.
“Uma das possíveis definições de ética seria a de que é uma parte da filosofia (e também pertinente às ciências sociais) que lida com a compreensão das noções e dos princípios que sustentam as bases da moralidade social e da vida individual”. Ou seja, uma reflexão sobre o valor das ações do homem em sociedade, consideradas tanto no âmbito coletivo como no âmbito individual”.
O exercício de um pensamento reflexivo quanto aos valores e costumes vigentes remota, na cultura ocidental, na Antiguidade Clássica com os primeiros grandes filósofos, a exemplo de Sócrates, Platão e Aristóteles. Definiam estes que a ética seria o estudo sobre o que poderia ser compreendido