preparação de alumen
Com o intuito de aprofundar o conhecimento teórico exposto na sala durante as aulas de química aplicada a professora Deise, propôs a elaboração do processo de transformação de Alumínio em Alúmen em laboratório.
OBJETIVOS DA PRÁTICA
O objetivo foi demonstrar de forma pratica a preparação do Alúmen a partir da reciclagem das latas comerciais de Alumínio e todas as reações químicas que se aplicam ao processo. Então com esse objetivo a professora pediu para que todos os alunos da sala trouxessem um pedaço de alumínio que serviria de matéria prima no processo.
MATERIAL UTILIZADO
Além da matéria prima foi utilizado no processo:
Uma chapa de aquecimento;
Dois Béqueres de 150 ml;
Um Termômetro;
Um Bastão de vidro;
Uma Pipeta de 10 ml;
Um Funil de buchner;
Um Kitassato;
Uma bomba de vácuo;
Dois Filtros de papel;
Bandeja para banho de gelo;
Uma espátula;
Uma balança de precisão
REAGENTES UTILIZADOS
Hidróxido de potácio;
Ácido sulfúrico;
Água destilada
Etanol.
Preparação do Alúmen a partir da reciclagem das latas comerciais de Alumínio.
1º etapa: 2Al+2KOH+6H20------- 2K³+2[Al(OH)4] 7+3H2
Para iniciarmos a experiência tivemos que fazer a pesagem de um pedaço de alumínio, (usamos nesta experiência 1,06g) cortamos esta quantia em pequenos pedaços de aproximadamente 4x4mm, colocamos em um béquer e adicionamos aos poucos 50ml de hidróxido de potássio, aquecendo a solução em uma chapa de aquecimento, mantendo a temperatura da solução em até 50 ºc. Passados 2 min a substância liberou bolhas de hidrogênio, após 10 min a solução escureceu e continuou a liberar bolhas de H(anexo 1a). Aos 22 min a solução esta com coloração marrom e ainda libera um pouco de hidrogênio(anexo 1b). Aos 30 min o alumínio dentro da solução se encontra poroso e aos 35 min ele começa a se dissolver, aos 35 min a solução parou de liberar hidrogênio e ficando sólido somente as impurezas dentro da mesma