relatorio
Relatório Final de Estágio I
Estagiária: Jaqueline Ribeiro Barbosa – matrícula 112064001
Curso: Bacharelado Serviço Social - 4º período - Estágio I
Supervisora Acadêmica: Lúcia Maria Soares - CRESS: 12.628 – 7ª região
Supervisora de Campo: Denise Campos da Silva – CRESS: 19.899 – 7ª região
Instituição: CRAS – (Centro de Referência de Assistência Social)
Endereço: Rua São Jorge, nº 465, Bairro São João – São Pedro da Aldeia – RJ
CEP: 28940-974 - CNPJ: 04.182.698/0001
Bairro São João - São Pedro da Aldeia
1) Identificação Institucional e análise crítica da Instituição
Centro de referencia de Assistência Social - CRAS, é uma unidade pública estatal descentralizada da Política Nacional de Assistência Social responsável pela organização e oferta dos serviços de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social dos municípios e do Distrito Federal.
A Proteção Social Básica engloba as ações preventivas, de sociabilização, Convivência, inserção e acolhida voltada para famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, visando desenvolver potencialidades, aquisições e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
No âmbito do Serviço Social, os processos de atenção às famílias, fazem parte da história da profissão. Segundo Neder (1996), os assistentes sociais são os únicos profissionais que têm a família como objeto privilegiado de intervenção durante toda sua trajetória histórica, ao contrário de outras profissões que a privilegiam em alguns momentos e, em outros, a tiram de cena. (Trabalho com famílias: um desafio para os Assistentes Sociais, Regina Célia Tamaso Mioto, Revista Virtual Textos e Contextos, n º3, dez. 2004)
O termo vulnerabilidade social é usada para reportar situações de: ausência ou precariedade de renda; desemprego e trabalho precário, acesso frágil ou