Ética nas pequenas e medias empresas
FLÁVI A SANTANA DE ANDRADE
ÉTICA NAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS
Salvador
2011
FLÁVIA SANTANA DE ANDRADE
ÉTICA NAS PEQUENAS E MEDIAS EMPRESAS
Trabalho Interdisciplinar apresentada ao Unijorge EAD, no Curso de Administração Geral, como requisito parcial e obrigatório para obtenção da nota do 1 semestre. Sob a orientação da docente Lais Gomes da Silva Borborema.
Salvador
2011
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
1. INTRODUÇÃO
Para que possamos fazer uma breve reflexão sobre ética nas pequenas e médias empresas temos que entender inicialmente o que é ética, e como esta ação pode interferir nas empresas em geral.
Moreira (1999, p. 28, apud Ouvires, 2006, 3), conceitua que ética empresarial é o “comportamento da empresa entendida lucrativa quando age de conformidade com os princípios morais e as regras do bem proceder aceitas pela coletividade (regras éticas).
Já Alencastro (2010, p. 33) define ética como teoria, ou seja, como ciência do comportamento ou da reflexão filosófica sobre a moral (...). É importante sabermos que o interesse maior da ética é compreender como se dá a formação aos hábitos, dos costumes e até mesmo das regras e leis que regem uma determinada sociedade, a partir daí, teremos uma breve noção do conceito de ética e podemos desmembrar o tema principal, que é ética nas pequenas e médias empresas.
Atualmente, as empresas estão cada vez mais interessadas na postura ética em relação às estratégias de mercado, onde, busca preservar sua imagem através de comportamentos transparentes, honestidade com todos aqueles que estão ligados ao seu sucesso, como os clientes, funcionários, fornecedores, acionistas, comunidade e governo, pois a falta de transparência e a falta de zelo a sua marca (nome), pode culmina