ÉTICA NA POLÍTICA
A ética é fundamental em todas as atividades, significa o norte da humanidade, sendo esta a reflexão crítica sobre a moralidade do comportamento humano, que nada mais é que um conjunto de normas e regras que regulam as relações das pessoas na vida em sociedade.
Dentro deste conjunto de normas e regras estão os valores, os quais não podemos medir, pois trata-se do sentimento de cada indivíduo no cotidiano de nossas vidas.
A ética e a política são instrumentos pelos quais os homens de poder transformam a sociedade, por isso os temas: Administrar e aplicar os recursos do dinheiro público, exigem maior prioridade, por que a sociedades está cada vez mais exigindo transparência dos seus atos, buscando sempre a redução das diferenças sociais.
A partir da morte de Covas a sociedade dá sinais de que chegou ao seu limite. O momento no qual estamos vivendo é grave, porque todas as instituições estão fragilizadas.
Esta crise no estado repercute na família colocando em risco as próximas gerações.
Ética na Política
Vivemos uma época de uma grande crise nas instituições: temos um sistema judiciário lento; um sistema carcerário desumano, um sistema de saúde deficitário e no Legislativo.
Na democracia, duramente, conquistada ainda somos inexperientes no país como um todo. A corrupção na política cresce assustadoramente, muitos políticos perderam a noção de ética e a impunidade estimula novas ações de total desrespeito as leis do país.
Gerações de brasileiros cresceram ouvindo que este era um país rico em “recursos naturais”. Os generalizados escândalos de desvio do dinheiro público fazem saltar aos nossos olhos que este não é só um país de natureza abundante, mas rico em dinheiro circulante.
Crimes de colarinho-branco, malversação do dinheiro público e peculato tem um aparelhamento bem mais eficaz que as estruturas legais do governo. São melhor sucedidos e competentes que os mecanismos legítimos de defesa dos