Ética na Logistica
A logística empresarial vem sendo utilizada de forma estratégica nas organizações a fim de se obter ganhos em competitividade através da distribuição eficaz de produtos aos consumidores. O crescente volume de bens produzidos tem provocado um esgotamento dos recursos naturais e despertado a atenção para o meio ambiente e a consciência ecológica na produção.
Visando manter a integridade da instituição dentro dos padrões éticos, é conveniente adotar princípios de prevenção que nos leve a adequação dos produtos descartados de maneira lógica e sustentável a ponto de beneficiar tanto a nós quanto ao meio ambiente. Com o ritmo cada vez maior da exploração ambiental, grandes áreas estão sendo rapidamente danificadas e em seguida abandonadas depois de sua degradação e esgotamento, prejudicando todo o ecossistema.
A logística reversa ou inversa passa a ser então obrigatória. Higienizando, separando e selecionando o que pode do que não pode ser transformado, trata-se também da importância da sensibilidade consciente dos envolvidos no processo, entregando em algum ponto que se faça a triagem ou contatando serviço terceirizado para coleta seletiva adequada.
Com esta implantação, a empresa acaba criando um amplo campo de expansão, tanto dentro da sustentabilidade, o que é favorável para o meio ambiente, quanto criando valores extremamente sólidos, atitude, caráter e princípios éticos percebidos por ambos os clientes internos e externos, criando uma permanência periódica maior, adquirindo vantagem competitiva no mercado e atraindo admiração pela sua postura.
Referência Bibliográfica
BELOTTI, Roberto. A ética como diferencial