Ética na administração publica
Pública
Disciplina: Filosofia e Ética
Ponta Porã 04 de novembro de 2013
Introdução
A ética na administração pública é um assunto bastante relevante, pois abrange vários fatores. Ao pensar em ética na administração pública já se imagina na corrupção, e que a ética é algo impossível dentro desse setor. Mas devemos pensar que não é bem assim que as coisas funcionam, pois existem os bons e os maus elementos dentro do setor publico, assim como em qualquer outra organização. Infelizmente o setor público sofre mais com a falta de ética que atinge diretamente a sociedade em geral, por isso todos são responsáveis ao colocar algum dirigente politico no setor publico, pois a ética na administração pública é de responsabilidade de todos.
Objetivo
Este trabalho tende o objetivo de mostrar um pouco de como funciona a ética na administração publica, os pontos positivos e negativos. As responsabilidades de quem são de fato, também iremos apresentar que nem toda administração publica é antiética como a maioria pensam, e sim existem pessoas honestas que estão ali lutando pelo bem estar da sociedade.
Ética na administração pública
Ética no serviço público exige a instituição de uma adequada infraestrutura de gestão da ética, principalmente por meio da atuação permanente de Conselhos ou Comissões de Ética. Para promovê-la no setor público, é necessário dar a seus agentes segurança e clareza sobre o que deve e o que não deve ser feito.
Quando falamos em ética na administração pública, logo pensamos em corrupção, extorsão, ineficiência, etc., mas na realidade o que devemos ter como ponto de referência em relação ao serviço público, ou na vida pública em geral, é que seja fixado um padrão a partir do qual possamos em seguida julgar a atuação dos servidores públicos ou daqueles que estiverem envolvidos na vida pública, entretanto não basta que haja padrão, tão somente, é necessário que esse padrão seja