Ética - ficha de leitura primeiro capítulo
FOSSATI, Carolina Lanner. Cinema de animação: um diálogo ético no mundo encantado das histórias infantis. In: _____. A atualidade ética – de Aristóteles a Edgar Morin. Porto Alegre: Sulina, 2011. p. 94-129.
VAZQUEZ, Adolfo Sanchez. Objeto da ética. In: _____. Ética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005. p. 13-34.
RESUMO– Vazquez inicia seu capítulo tratando, definindo e analisando os problemas morais e os problemas éticos. Trata-se de problemas morais os casos práticos, que apresentam situações concretas, reais, culturais, e do cotidiano, que julgamos certos ou errados, as tais regras da sociedade. Já os problemas éticos são relacionados à generalidade, ao estudo do comportamento do homem e se dá através de investigações filosóficas sobre a moral; também é relacionada com o bem: a felicidade, segundo Aristóteles.
Assim, um problema prático-moral existe quando alguém decide e age em certa situação concreta; e um problema teórico-ético se dá quando se é investigado o modo pelo qual a moral se relaciona com a liberdade ou com o determinismo.
Em seguida o autor fala sobre o campo da ética, que está imposto para contribuir na consolidação ou comprovação dos comportamentos morais, e determina sua função: explicar, esclarecer ou investigar determinada realidade, elaborando os conceitos correspondentes.
Vazquez ainda define a ética dizendo que ela não cria a moral, e sim que a ética jamais existiria sem a moral. Também dá uma definição de ética no trecho: “A ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. Ou seja, é ciência de uma forma específica de comportamento humano”.
E por fim, relaciona a ética com a filosofia, argumentando ser apresentada como uma parte especulativa dentro dela, mas salientando que sempre foi muito construtiva para sua história. E com outras ciências, como a psicologia, evidenciando as leis que norteiam os indivíduos, por exemplo; as ciências sociais, estudando o comportamento humano