Ética enquanto casa enquanto cuidado
Quando nos referimos ao “cuidado” ético, estamos falando sobre o cuidado de nós, do cuidado com o próximo e o cuidado com o planeta. O planeta é considerado nossa casa, onde devemos ter um cuidado especial, pois temos unicamente ele para viver e morar e no qual não valorizamos e devido a isso a natureza é quem sofre diante de um ato não pensado como desflorestamento, a contaminação do ar, dos solos e das águas. Existem diversas reações que a natureza nos transmite com a consequência desses atos como os Cânceres de pele, falta de água potável que sempre foi um assunto muito discutido e que hoje está muito mais visível essa falta, esgotamento dos recursos naturais e entre outros fatores. Isso ocorre pela falta de virtude, ética e cuidado, quando descuidamos e não agimos de forma virtuosa nas pequenas coisas, segundo Aristóteles. A falta de responsabilidade do ser humano em não conservar a natureza, é notada nos atos feitos erroneamente por uma pessoa, como jogar lixo nas ruas achando que aquilo não irá afetar o planeta por ser uma pequena quantidade, porém esquecemos que não é somente nós que praticamos isso e sim a maioria da população, por isso um lixo não jogado na rua fará toda a diferença.
A maioria da população age pela razão, ou seja, pelo impulso, quando isso acontece deixamos de ser ético pelo fato de pensarmos em si próprio e não perceber que aquilo irá afetar outras pessoas.Para cuidar do planeta precisamos todos nós passar por uma alfabetização ecológica e rever nossos hábitos de consumo. Importa desenvolver uma ética do cuidado.
Conforme citado acima, o que é virtude?
É uma qualidade moral particular. Virtude é uma disposição estável em ordem a praticar o bem; revela mais do que uma simples característica ou uma aptidão para uma determinada ação boa.Virtudes são todos os hábitos constantes que levam o homem para o bem, quer como indivíduo, quer como espécie, quer pessoalmente, quer coletivamente.A