Ética empresarial
A ética é observada no exercício da profissão como conjunto de princípios morais e constitui-se na referência, formal e institucional, que orienta a conduta profissional de todos os colaboradores da empresa assim a Ética pode estuda o ser humano em contato com o seu semelhante.
Segundo Rita Alonso (2011): ”Ética gera questões extremamente delicadas e, na maioria das vezes, de foro íntimo. Não existe uma receita universal, pronta e completamente eficaz para resolver essas questões. A decisão sempre varia de pessoa para pessoa, de consciência para consciência. Cada um tem seu limite, impostos por suas crenças e pelas leis, e deve segui-lo. ’’
O direito são as normas que orientam a relação entre a empresa e seus diversos públicos de relacionamento tais como colaboradores, fornecedores, clientes, governo e sociedade, comunidade e acionistas. o que é justo e conforme com a lei e a justiça.
Segundo Nalini (2004): “Dentre todas as formas de comportamento humano, a jurídica é a que guarda maior intimidade com a moral, e é com base na profunda vinculação moral/direito que se pode estabelecer o relacionamento Ética/Direito”. Existem alguns fatores que aproximam o Direito da moral. São eles:
• As normas jurídicas e as normas morais não são meras recomendações. Elas são estabelecidas de maneira imperativa.
• A moral e o Direito são ligados ao comportamento do indivíduo, modificando-se o sentido de sua função social no decorrer da história.
• O Direito e a moral obrigam conduta aos indivíduos, disciplinando a relação entre as pessoas, através de normas e regras. ”
A Moral é o compromisso de todos independente do cargo ou função que ocupem com o conjunto de regras que trata dos atos humanos, dos bons costumes e dos deveres do homem em sociedade e perante os de sua classe.
A ética, a moral e o direito estão interligados. A ética consiste num conjunto de princípios morais, a moral consiste em conjunto de regras, só que a moral atua de uma forma