Ética empresarial
R: Os padrões comportamentais são modelos que servem de paradigma (normas, regras) devem ter como fundamento os princípios e valores éticos, mas também exprimem necessidades operacionais de setores da empresa. Na empresa há á padrões distintos para cada departamento. Entrar na sala da contabilidade estará proibido aos que dela não façam parte; estará proibido retirar documentos. Na produção, serão anotados os tempos empregados nas tarefas.
2. Quais são as condutas antiéticas que podem surgir na operação da empresa?
R: Nas relações com os empregados, nas relações com fornecedores, nas relações com o fisco, relações com os clientes e relações com os sócios.
3. Em problemas freqüentes, quais são as condutas antiéticas que, concretamente, podem surgir na constituição da empresa?
R: injustiça, desequilíbrio e fixação de normas à medida do capitalismo
4. Qual a tendência quando a ética empresarial implica criar uma tradição de cultura ética?
R: Tende a crescer por si mesmo. A empresa que se desafia de maneira ética cria uma energia interna que a conduz para, formando assim, um circulo virtuosos e enriquecedor.
5. O que é do bem comum e que condições são estas?
R: É o conjunto de condições sociais que permite e favorece aos membros da sociedade o seu desenvolvimento pessoal e integral. E que condições são estas, umas são de ordem material, como alimentação, moradia, saúde, segurança, etc. outra são de ordem moral e psicológica, como educação integral, relacionamento ético, publico e privado, instrução, etc.
6. O que é o direito de propriedade?
R: O direito de propriedade é o direito das pessoas de possuírem coisas (mantimentos, moradia, roupa, etc.) para atender ás suas necessidades, para seu uso; é um direito pacificamente reconhecido por todos.
7. O que é dignidade e do que ela independe?
R: Dignidade significa qualidade, nobreza, respeitabilidade. A dignidade