Revezamento 4x100
Salto em Distância
• O salto em distancia é uma prova de potência, sua performance está diretamente relacionada com a velocidade de impulso • O saltador deve produzir o máximo de velocidade controlável para um impulso ótimo • O saltador deve escolher o estilo que lhe permita controlar as rotações resultados da impulsão e conseguir uma finalização eficiente.
FATORES QUE INFLUENCIAM OS RESULTADOS
Velocidade horizontal (corrida de impulsão) Velocidade vertical (impulsão) Trajetória de centro de gravidade do corpo Os fatores mencionados para as corridas.
SALTO EM DISTÂNCIA (sequência completa)
CORRIDA DE IMPULSÃO
IMPULSÃO
VÔO
QUEDA
DESCRIÇÃO DAS FASES Na fase da corrida de impulso o atleta deve acelerar para maximizar a sua velocidade ótima Na fase de impulso o atleta procura gerar velocidade vertical e minimizar a perda de velocidade horizontal Na fase de vôo o atleta deve preparar a queda. Nesta fase do salto podem ser utilizadas três técnicas diferentes: a técnica do salto na passada ou grupado, a técnica de extensão dorsal e a técnica da passada no ar ou tesoura Na fase da queda o atleta procura maximizar a distância do percurso de vôo e minimizar a perda de distância no contato com o solo.
FASE DA CORRIDA DE BALANÇO
OBJETIVOS: Atingir a velocidade ótima para o salto CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS A distância da corrida de impulso pode variar entre 10 passadas (para os jovens atletas) até mais de 20 passadas (para atletas top) A técnica da corrida de impulso é semelhante à técnica da velocidade A velocidade deve aumentar progressivamente até a tábua de impulso.
FASE DE IMPULSO
OBJETIVOS: Maximizar o ganho de velocidade vertical e minimizar a perda de velocidade horizontal CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS A planta do pé deve fazer um contato com o solo rápido e ativo, com um movimento em “griffé” (1) O tempo do impulso deve ser minimizado através de uma flexão mínima da perna de impulso O atleta deve fazer uma extensão