Ética Empresarial
Atualmente vivemos em um mundo globalizado. A globalização traz com ela uma série de inversões de valores e princípios. O capitalismo impulsiona as pessoas a cada vez mais serem egoístas e ambicionistas. Ter ambição ou pensar em si, não é algo errado ou passível de julgamentos, o problema está em como você quer obter o que almeja.
É comum ver pessoas passando por cima das outras para conseguirem o que querem. Nessa linha tênue de valores morais e princípios, encontra-se a ética. A ética deve ser utilizada por todos para garantir uma boa sociedade.
A ética deve estar presente também dentro das empresas. Não é se pode usar a ética para com amigos e familiares. As empresas fazem parte da sociedade. É dever delas garantir responsabilidades sociais e ambientais uma vez que as mesma utilizam recursos naturais que não lhe pertence, pois são patrimônios da humanidade.
As empresas devem oferecer programas sociais de apoio a sociedade, destinar corretamente seus recursos, contribuir com programas para carências sociais, entre outros deveres como contribuir com o meio ambiente. As mesmas não devem visar somente o lucro ou a boa imagem que a sociedade fará delas, mas visar o bem estar da humanidade.
Como dito anteriormente, essa inversão de valores que vem ocorrendo faz com que as pessoas deixem de ser humanas. As empresas podem e devem fazer com que haja mudanças no modo de pensar de seus colaboradores. Palestras motivacionais, treinamentos e até mesmo exemplos de ações fazem com que os mesmos reflitam sobre quem são, com quem trabalham, se está fazendo certo ou errado.
O exercício da ética vem pouco a pouco. Ninguém é ético de uma hora para outra. A benevolência se dá primeiramente de acordo com os fundamentos e princípios alicerçados hereditários e posteriormente é desenvolvido. As empresas fazem parte do crescimento pessoal e profissional da sociedade.
A ética é desenvolvida também em alicerces de confiança. Um compromisso de um