Trabalho de História do Direito
Professora: Juliana
Curso: Direito Noturno
Nome: Guilherme Alves Rajão
Matrícula: 79360
1) O que caracteriza o objetivismo histórico? E em que medida a perspectiva adotada na disciplina se diferencia desse conceito?
O objetivismo evoca a razão. Advoga que o ser humano é dotado de capacidade racional e deve observar o mundo através da lógica. Visa a interação entre os tempos. Passado, presente e futuro. Não sendo uma ciência fechada ao passado como muitos pensam. O objetivo da história é a dinamicidade dos acontecimentos, conciliando-os sempre com épocas passadas permitindo uma assim uma criticidade madura e embasada, quanto a conciliação com o futuro, possibilita a construção do mesmo, de forma consciente.
Tudo isso nos mostra a multiplicidade da história, tendo em vista que pode-se observála dos mais variados ângulos, e não só no ângulo dos “vencedores”, como era comumente feito na corrente historiográfica eurocêntrica, o que inevitavelmente por vezes ainda acontece, mas não é mais esse o foco, e sim um mais amplo. Fechando a analise a nova história cultural vem com o intuito de dinamizar, propondo que a história seja pensada, consumida e produzida de forma interdisciplinar com outras áreas do saber, como sociologia e psicologia entre tantos outros.
Na disciplina podemos perceber a diferenciação no momento em que a visão temporal é levada em consideração mais do que os fatos históricos e preponderantes na sociedade contemporânea. 2) Sabemos que não há uma uniformidade de regras e comportamentos com relação às sociedades organizadas oralmente, ou seja, que têm por fundamento da sua ordem jurídica a palavra falada. Em muitos casos, não há nem mesmo vocábulos que designem o que entendemos por Direito ou Justiça em um contexto ocidentalizado. No entanto, podemos traçar semelhanças e estabelecer características típicas dessas organizações sociais. Disserte sobre o tema.
No Direito oral, tem-se grande variações de