Ética empresarial
A ética estabelece as leis que determinam a conduta moral da vida pessoal e coletiva. Partindo dessa análise, podemos perceber que a ética empresarial refere-se à conduta ética das empresas, ou seja, à forma moralmente correta com que as empresas interagem com seus colaboradores, consumidores, fornecedores, governo e sociedade.
Uma empresa moralmente correta trás benefícios não somente para si, por meio dos lucros, mas para o meio em que ela está instalada, pois uma empresa ética assume responsabilidades que levam o seu destaque na sociedade.
Assim, a cooperação e atitudes que visam à ajuda aos colegas de trabalho, o respeito à hierarquia dentro da empresa, o crescimento profissional sem prejudicar o próximo, o respeito às regras e normas da empresa, dentre outras, são atitudes inerentes a uma empresa ética.
No entanto, ao entrevistarmos uma empresa de material de construção, verificamos pontos de vistas em posições hierárquicas diferentes na organização e podemos perceber que os entrevistados possuem uma noção razoável a respeito do termo ética, porém, de acordo com o depoimento do funcionário, ela não é colocada em prática no dia a dia da empresa, pois a empresa não assume corretamente a sua responsabilidade com a sociedade, com os funcionários, com os clientes e com o governo. Por outro lado, comparando essa visão com a do empresário, conclui-se que ele tentou mascarar a situação real da empresa.
Em relação ao conteúdo analisado, percebemos que um dos grandes benefícios da ética empresarial é que ela é reconhecida e valorizada pelo cliente, sendo estabelecida uma relação de confiança. Essa relação, baseada na satisfação do cliente, vai originar lucro para a empresa, favorecendo o alcance de seus objetivos. No entanto, ganhar a confiança do cliente exige algum esforço da organização e pode ser perdida com pequenas falhas no campo empresarial.
Concluímos então que as empresas precisam assumir uma postura ética, respeitando os clientes,