ÉTICA EMPRESARIAL
1. A ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES
1.1 Resumo
A essencialidade das organizações na vida das pessoas leva alguns expertos a considerarem que os tempos atuais configuram uma “época managerial”. Essa concepção ganha tal força que a transformação das organizações, com a empresa desempenhando um papel de exemplo ou modelo. É vista como o caminho para melhoria da humanidade. Disto também decorre o uso indistinto dos termos ética organizacional ou nas organizações, pode-se dizer que a ética organizacional representa a confluência de uma mobilização de cidadania e de uma opção da consciência individual, portanto, o primeiro sentido da ética é um saber que pretende orientar as pessoas na forja do caráter. Assim, um dos primeiros valores compõem a ética social é o da autonomia ética com seu correspondente político, a cidadania, a pluralidade também exige como componentes da ética social a tolerância e o diálogo. O diálogo é uma atitude que considera cada um como ser autônomo igualmente capaz de dialogar sobre as questões que afetam sua vida e que se dispõe, por solidariedade, a incluir os interesses de cada um na tomada de decisões.
1.2 Motivação para o interesse em ética organizacional
Ultimamente, o interesse ou a preocupação com a ética empresarial e seus dirigentes e empregados, tem crescido, possivelmente o domínio do movimento positiva durante a metade do século passado e início do século XX, assim o mundo empresarial começa a esclarecer que nãosó os indivíduos são eticamente responsável, também o devem ser as empresas.
A ética nas empresas vai se mostrando indispensável a capacidade gerencial e, consequentemente, a figura do executivo que pouco a pouco vai se tornando em personagem central do mundo atual, a tomada de decisão é indispensável a compreensão das finalidades da organização.
Os seres humanos tornam-se pessoas dentro de comunidades concretas, esta é a cultura das