Ética em relação ao negociador
O capitalismo está cada vez mais fazendo que as pessoas deixem de lado o seu lado humano, seus princípios e sua ética para tentar tirar o máximo de proveito do outro. Este trabalho tem o objetivo de mostrar que o administrador pode ser ético, todavia não cumprir a praxe do sistema. Isso porque vivemos num mundo capitalista, que visa o lucro e que muitos ultrapassam os limites da negociação utilizando má fé nas negociações.
Para Fisher (2005) existem negociadores que usam táticas traiçoeiras e truques para tirar proveito de outrem, contudo a parte afetada por estas práticas que são consideradas antiéticas tem que saber identificar a tática traiçoeira e aplicar métodos inteligentes para sair da situação sem perder o equilíbrio.
Alguns métodos são utilizados pelo negociador ético para não entrar no jogo sujo da outra parte, primeiro o negociador identifica a tática e depois aborda perante o outro, dizendo que esta ciente da mesma e que está disposto a negociar outros meios para não entrarem em conflitos fazendo com que o outro recue e pare de aplicar a tática.
Assim, o outro saberá que você esta munido de informações e se concentrará para não perder o foco, pois, saberá que esta lidando com um negociador que tem argumentos e conhecimento.
De acordo com Ertel (2009, p.36), “Quando o propósito é resolver um conflito, as partes precisam encontrar um mecanismo para, adequadamente, acalmar suas diferenças”. Isso porque as partes nunca irão conseguir resolver um conflito entrando em outro, para tanto, é preciso ter cautela para questionar o outro usando argumentos adequados atacando o problema e não o indivíduo. Uma forma inteligente é estabelecer objetivos claros para uma comunicação eficaz.
DIAMOND (2012) cita alguns componentes básicos para uma comunicação eficaz;
(1) Comunique-se sempre
(2) ouça e faça perguntas;
(3) valorize as pessoas, não as culpe;
(4) sintetize com freqüência;
(5) faça a inversão de papéis;