Ética em aritóteles
Parece que nos dias atuais o conceito de ética esta ficando cada vez mais arcaico e ultrapassado. Porque muitos já perderam a esperança de uma sociedade justa onde os direitos e deveres devem ser observados, onde a felicidade esta cada vez mais difícil de ser alcançada.
Mas a evolução do pensamento ético na Grécia antiga, o desenvolvimento da moral, as transformações que a ética sofreu no período medieval, que engloba a patrística e a escolástica, fazendo, sempre relação com a visão do homem moderno sobre ética e suas problemáticas morais.
Quando mergulhamos no mundo de Aristóteles para buscar as suas idéias básicas a respeito da ética descobrimos que o homem nasceu para ser feliz e, para alcançar a felicidade, luta durante toda a vida. (ÉTICA I, claretiano, 2007, p. 4) Aqueles que não encaram essa verdade de frente tendem a fugir de si mesmos outros fogem pelos caminhos da ilusão, convencendo-se intimamente de que são aquilo que gostariam de ser, mas não são; Enfim, fogem de inúmeras maneiras para não se encontrar nunca frente a frente consigo mesmo, para não ter que se perguntar, ainda que sem palavra: “Sou uma pessoa feliz?”
O filosofo de Estagira sempre considerou como sendo o “bem” o motivo propulsor de toda ação, pois “Toda humanidade se criou tendo em vista sempre o bem.”
Para Aristóteles, o que é beneficio ao homem não pode estar afastado dele, portanto o bem e as virtudes devem ser metas a serem alcançadas pelo homem, que não são alcançados instantaneamente, mas pela constância e perseverança. (ÉTICA I, claretiano, 2007, p. 26)
A ética de Aristóteles basea-se em alcançar a felicidade, porém, antes de alcançá-la, é preciso planejar e determinar os processos que temos de seguir para estabelecer um modelo que nos leve a alcançar os fins desejados.
ÉTICA.
A palavra ética tem sua origem na Grécia clássica, ethica, e organizou-se etimologicamente a partir dos seguintes termos:
Ethos/éthos- termo grego que significa morada,