Ética de Adolfo Sanchez Vazquez
Trabalho de Filosofia e Ética
Resumo do “Capítulo I” do livro “Ética” de Adolfo Sánchez Vázquez
FILIPE SALICIO SCAGLIA- RA: 77396
Professor: Rodrigo Lopes
Votuporanga - SP
Junho/2013
1. Problemas Morais e Problemas Éticos
Nas relações efetivas, reais entre os indivíduos, surgem problemas da própria natureza humana, nas quais pensamos em agir corretamente ou moralmente e eticamente. Mesmo que possa me prejudicar eu devo agir de uma forma que na qual seja moralmente correta. Tais problemas não afetam somente um indivíduo, mais sim alguns outros membros do seu grupo social, ou até ele como um todo.
Um homem que cumpre uma ordem de seu superior não pode ser julgado moralmente incorreto por fazer seu trabalho. De um lado temos os nossos atos, que achamos que seria a melhor maneira de agir, para ajudar um amigo X ou ate mesmo se ajudar, por outro lado temos o juízo dos indivíduos que esta relacionada a tal ato.
A partir do plano prático-moral, que se baseia em relação às reflexões dos comportamentos práticos, surge assim a teoria moral. Diz que os indivíduos não agem moralmente, porem reflete sobre esse comportamento prático e tomam isso como pensamento duradouro, dando a passagem da moral vivida para a moral reflexa, tal passagem se da ao inicio do pensamento filosófico para a análise dos problemas éticos.
A diferença básica dos problemas prático-morais que esta mais relacionado a vida real e concreta de um homem, são que os éticos se caracterizam pela natureza genérica, ou seja, na vida real um homem por si só enfrenta uma situação que ele mesmo pode resolver com uma ação que possa ser boa. Portanto pode contribuir para justificar certa forma de comportamento moral. A ética
rejeita tal
comportamento egoísta como moralmente válido, deve ser feito em prol do bem da sociedade, visando o que é moralmente valioso.
Deve-se fazer uma investigação teórica do conteúdo do bom, porque