Resenha Cap. V Adolfo Vasquez
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ARAGUAÍNA
COORDENAÇÃO DO CURSO DE BIOLOGIA
(-------------------)
Resenha: Cap. V
Araguaina- Tocantins
2013
(-----------------------------------------------------)
RESENHA CAPITULO V
Trabalho apresentado a disciplina Ética e Atuação Profissional do curso de biologia da Universidade Federal do Tocantins
Orientador: Prof. Dr.(------------)
Araguaína
2013
Sumario
Introdução 01
Condições da Responsabilidade Moral 02
Considerações Finais 03
Referencias bibliográfica 04
Introdução
A ideia de que o ser humano é livre e que possui responsabilidade, consiste em uma importante delineação de si próprio. A ideia de liberdade sempre exprime a convicção liberdade de ações, mas é necessário definir como se aplica a limitação dessa liberdade quando se refere à responsabilidade pessoal. Onde cada indivíduo arca com as consequências de seus atos. Assim como a definição dos fatores que influenciam e definem ou limitam a liberdade.
Condições da Responsabilidade Moral
A elevação da responsabilidade comportamental dos indivíduos ou dos grupos sociais embasa fundamentalmente o progresso moral. Adolfo Sánchez Vázquez, assim, coloca que como o enriquecimento moral, surge a acentuação da responsabilidade pessoal, isto é, com o enriquecimento dos atos sociais do individuo, isso lhe implicará em aumento de sua responsabilidade acerca de suas ações perante a sociedade. E é essa condição de responsabilidade atribuída ao indivíduo que o autor coloca como de grande importância a definição, uma vez que só se responsabiliza o individuo por seus atos a partir da liberdade que se atribui ao mesmo.
Nesse sentido, para o autor, é preciso analisar as condições que