ética cristã
Ética – ethos – é um conjunto de valores com orientações comportamentais do homem diante à sociedade em que vive, garantindo o bem estar social, com o sentido de modo de ser, ou seja, a forma como o individuo deve se comportar diante da sociedade.
Já a moral – mores tem o significado de costumes e conjuntos de normas que regulam o comportamento do homem na sociedade, adquiridos através da educação, tradição e cotidiano.
Uma está interligada a outra, pois nas ações humanas o conhecer e o agir são inseparáveis.
Exemplos:
É antiético fazer um pré-julgamento de uma pessoa da qual eu não conheço, não sei o seu meio cultural ou social e esta pessoa ser ao contrário dos julgamentos que a fiz e perceber que foi julgada.
Estou andando na rua e vejo algo caindo do bolso ou bolsa de uma pessoa, vejo que é um objeto de valor ou não e entrego para o dono, estou fazendo um ato moral, mas se pego e guardo estou sendo imoral, pois estou com algo que não me pertence e que sei quem é o dono.
2) O que significa, no campo ético, ter consciência e responsabilidade?
É responsabilidade do individuo ter consciência do ato que esta fazendo, pois um ato impulsivo não tem como voltar atrás e desfazê-lo. As duvidas nos põem em questionamento colocando à prova nossa consciência, de fato antes de tomar qualquer atitude, seja relacionada ao outro ou até para nós mesmo, precisamos nos questionar e encontrar justificativas para tal ação. Independente dos resultados (positivos ou negativos) temos que ter ciência das consequências das decisões tomadas.