Ética cristã
Como andar? Como viver? Estas e outras perguntas terão um esclarecimento bíblico.
Introdução:
Ética cristã é um conjunto de regras de conduta aceitas pelos cristãos, tendo por fundamento a Palavra de Deus. Para os que crêem em Jesus Cristo como Salvador e Senhor de suas vidas, o certo ou errado deve ter como base a Bíblia Sagrada, considerada como “regra de fé e pratica”. Devemos viver “aprovando o que é agradável ao Senhor” (Ef 5.8-10). Na Ética Cristã, o crente deve, antes de tudo, agradar a Deus.
A Bíblia diz: “Como a perdiz que ajunta ovos que não choca, assim é aquele que ajunta riquezas, mas não retamente; no meio de seus dias as deixará e no seu fim se fará um insensato”, Jr 17.11. O crente não deve envolver-se com loterias, bingos, rifas e outras formas “fáceis” de enriquecer. Além dos jogos, os vícios são inimigos corriqueiros que atacam lares em todo o mundo, destruindo vidas e famílias. Meditemos nesse tema, buscando o entendimento da Palavra de Deus. A primeira embriaguez, registrada na Bíblia, causou tristeza, vergonha e um péssimo exemplo para a família (Gn 9.20-25).
A bebida alcoólica no Antigo Testamento
De acordo com a Bíblia Pentecostal, no Antigo Testamento, há diversas palavras para designar “vinho”. Uma delas é yayin, termo usado cerca de 141 vezes, indicando “vários tipos de vinhos fermentados e não-fermentado (cf. Gn 9.20,21; 19.32,33)”. Yayin também se aplica ao “suco doce, não-fermentado da uva”. O uso do vinho fermentado sempre foi motivação para praticas ilícitas (Gn 19.31-38). Por isso, o sacerdote deveria afastar-se da bebida alcoólica (Lv 10.9-11). O yayin fermentado é sempre relacionado à embriaguez, “é escarnecedor” (Pv 20.1; 23.31). Outra palavra é tirosh, com o significado de “vinho novo”, refere-se à bebida extraída da vide, não-fermentada, ou o suco doce da uva (Dt 11.14; Pv 3.10; Jl 2.24). Tirosh aparece cerca de 38 vezes no Antigo.Testamento, sempre referindo-se ao vinho não-fermentado, onde