Ética contabil
RESUMO o objetivo deste artigo é analisar a importância, e ver como funciona e se divide o código de Ética Profissional do Contabilista. A democracia alimenta a consciência ética e a cidadania, e nesse ambiente, a preocupação com a ética é de suma importância, pois ela visa melhorar a estrutura e a manutenção dos direitos de cidadão. Desta forma, o cultivo dos valores de cidadania, passando pela responsabilidade social e profissional, ética, moral, dentre outros, tornou-se imprescindível para o bom convívio entre as pessoas. Sem respeito às garantias individuais, nunca haverá conquistas sólidas para a sociedade. O Sistema Contábil Brasileiro, cada vez mais consciente de sua responsabilidade social, também criou o seu código de ética, visando um bom convívio entre os profissionais de contabilidade e ás suas relações com a sociedade.
Palavras-chave: Ética, moral, lei, contabilidade, princípios, empresa, regras, normas de conduta.
¹Estudantes do III Semestre do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR)
1 Introdução
O presente artigo faz uma apresentação sobre o tema, baseado em bibliografia atualizada, tendo como objetivo abordar o comportamento do profissional contábil de acordo com o que determina o código da ética profissional. Este tema foi escolhido pela importância de alertar o profissional para que siga as normas legais, evitando se assim transgressões na carreira, e a fim de executar o seu trabalho com dignidade e respeito aos seus colegas profissionais e a própria sociedade.
De acordo com Vasquez (1995) a ética “é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. Ou seja, é a ciência de uma forma específica de comportamento humano”.
Segundo Motta (1984):
A ética baseia-se em uma filosofia de valores compatíveis com a natureza e o fim de todo ser humano, por isso, “o agir”