Ética como instrumento para tomada de decisões
CENTRO DE PORTO NACIONAL
MÔNICA REIS
PAMELLA PARREIRA
Porto Nacional, 2013
MÔNICA REIS
PAMELLA PARREIRA
LEGISLAÇÃO E ÉTICA PROFISSIONAL
Porto Nacional, 2013
Resumo
Este trabalho apresenta algumas situações onde os profissionais que trabalham na construção civil, não exercem as exigências, conforme o Código de Ética do Profissional da Engenharia, da Arquitetura, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia. O objetivo é fazer com que os acadêmicos de Engenharia Civil possam refletir sobre a importância da Ética Profissional.
Esses profissionais devem atuar com lealdade no mercado de trabalho e manter-se informado sobre as normas que regulamentam o exercício da profissão.
Sumário
Introdução
Este trabalho irá falar sobre a Ética dos profissionais
O Código é um rol de normas éticas pactuadas pelo coletivo profissional. É a expressão afirmativa da vontade geral apontando como se deseja a conduta individual, no interesse deste coletivo. O bem está no cumprimento destas normas e o mal em qualquer ação praticadas em contrário a suas prescrições.
O mesmo não obriga ou proíbe qualquer coisa de forma imperativa ou negativa, porque a norma ética não tem este escopo. Ele apenas recomenda, sugere quais atitudes devem tomar. Porém não deixa de estar atento a possíveis falhas de ação de cada profissional no exercício de seu ofício.
O código de ética defini o que é infração, que é todo ato profissional que age em direção contraria a algumas das suas recomendações, e remete sua apreciação, tipificação e penalização para a esfera administrativa do sistema profissional.
Já se foram os tempos em que nos serviços da construção civil haviam ética, tanto por parte do contratante, como da