Ética Aplicada
É um ramo da filosofia que nos mostra o desafio da deliberação sobre problemas práticos, que requer conscientização dos riscos que nos ameaçam e a justificativa racional das medidas a serem assumidas.
A ética aplicada vem para refletir sobre o desenvolvimento das tecnologias que têm sido danosas a natureza. Como isso fazemos uma pergunta “Será que os seres humanos estão respeitando a natureza?” .
Com essas imagens podemos concluir que vivemos numa situação de emergência planetária, em que está clara a possibilidade de que a espécie humana concretize um processo de autodestruição, criando condições socioambientais insuportáveis a sua sobrevivência e de outras espécies na Terra.
Podemos entrar em outro assunto que é a Bioética, na qual, é a ética da vida. Um exemplo hoje que pode explicar, é o caso dos Bealgles do instituto Royal. No qual era feito teste em animas, para a produção de produtos de estética, isso nos faz voltar a questão da ética aplicada, no qual os seres humanos usam as tecnologias para o seu desenvolvimento, sem saber dos riscos decorrentes ao desrespeito ao equilíbrio da natureza.
Considerando as consequências da ciência aplicada em tecnologias que tem prejudicado a natureza, se da pela necessidade de desdobrar a reflexão ética em três níveis:
MICROESFERA – Trata das ações da esfera intima, como família, matrimonio, vizinhança.
MESOESFERA – Refere- se ao âmbito da política nacional.
MACROESFERA – Aborda o destino da humanidade.
APRENDER A CONVIVER
Aprender a conviver com o próximo é saber separar o privado e o publico separar o egoísmo e a moral. Essa separação exige aprendizagem e criatividade, só assim aprendemos a conviver. Mas será que no século XXI, estamos sabendo a conviver uns com os outros?
A geração que se prepara para o século 21 enfrenta uma grave crise de socialização. Famílias dispersas, pais ausentes e o distanciamento de instituições tradicionais, como a