Ética e Epistemologia Aplicada
Livro de referência: Filosofia do Direito (2014, Saraiva, P. 79-102).
Autor Wallace Magri
Objetivo dessa disciplina é compreender:
- As escolas do pensamento ético
- Hermenêutica
DO GREGO – Ética deriva de ethos – modo de ser. É o comportamento do ser humano. A ética estuda a moralidade. A ética é um conjunto de normas pelas quais o indivíduo deve orientar a suas ações. Trata-se de um ramo da filosofia prática que estuda as leis da atividade livre dos homens em busca de seu fim último que é a busca pelos valores do bem.
O Direito é uma ciência que estuda as regras, as normas, as leis que regem a vida em sociedade. AS ESCOLAS ÉTICAS PARA COMPREENDER A ÉTICA
A ação humana busca uma finalidade = a prática do bem, a qual pode ser determinada pela razão, pelo prazer ou pela dedicação ao outro. (altruísmo).
Ética – é um ramo da filosofia prática que se preocupa em estudar os pensamentos que determinam a ação livre dos homens.
A todo o momento somos levados a tomar decisões, conduzimos nossa existência para este ou aquele caminho.
As ações têm consequências... Tão mais, quanto maior a consciência moral do indivíduo. Portanto, somos aquilo que pensamos, uma vez que, de acordo com esse pensamento, tomamos certas decisões que determinam nossas ações. Assim, criamos um padrão de existência que define nosso modo de ser no mundo (caráter – ethos) e por ele somos conhecidos e nos guiamos. (p. 81).
O objeto de estudo da ética é a conduta humana. São tais condutas, motivos que movem as pessoas a agirem desta ou daquela maneira.
Há autores que entendem a ética como uma ciência, a estudar as estruturas que determinam a conduta humana. Daí advém a noção fundamental de moralidade objetiva. Moralidade objetiva – é o padrão moral que é respeitado em determinada sociedade e em determinado período. (p. 82)
Os padrões morais estão em constante mutação.
Atualmente vivemos num sistema totalmente