Tuberculose
Há uma decada a OMS declarou que a tuberculose era uma caso de emergencia no mundo . O Brasil é o 16° país com maior incidencia no mundo. Em 1999,a incidencia era de 51 casos para 100.000 habitantes,já em 2007, q incidencia havia caído para 38 casos por 100.000 habitantes Rio de Janeiro e Amazonas, são os estados com maior numero de cassos são 73 por 100.000 habitantes.Atualmente 1/3 da populaçao mundial está infectada pelo bacilo de KOCH, o fato é, que apenas 10% das pessoas que entram em contato com a bactéria desenvolvem os sintomas da tuberculose .
Atualmente, dois obstáculos agravam a situação da doença são :
- As infecçoes pelo HIV, que predispõe o indivéduo infectado a desenvolver a tuberculose;
-O abandono ao tratamento, que pode levar ao surgimento de formas resistentes de tuberculose (TBMR)
A tuberculose está intimamente ligada à questões socioeconômicas, sendo uma das doenças mais antiga que se tem relato na humanidade
Etiologia
A tuberculose é uma doença infecciosa causada por uma bacteria chamada de mycobacterium tuberculosis , também conhecida como BACILO DE KOCH.Esse nome foi dado para homenagear um médico alemão, que foi o primeiro a identificar a bactéria, seu nome era Robert Koch. A doença é muito conhecida justamente por acometer principalmente os pulmões (tuberculose pulmonar).
É importante falar que nem todo mundo vai desenvolver a tuberculose ativa e algumas permanecerão com a bactéria adormecida no organismo, tendo tido ou não sintomas da tuberculose pulmonar. A bactéria pode ficar alojada durante anos em qualquer parte do corpo, apenas a espera de uma queda no sistema imunológica para voltar a multiplicar-se.
Ao entrar em contato com a bactéria, pode ser que aconteça três caminhos :
- O sistema imunológico pode não conseguir controlar bactéria e o indivíduo começa a desenvolver a doença, apresentando na maioria das vezes os sintomas da tuberculose pulmonar;
- O sistema imunológico pode controlar a bactéria,