ética antiga
A ética nasceu na Grécia, praticamente junto com a filosofia, Desde a antiguidade, a ética percorreu um longo caminho, distinguindo-se da moral e se segmentando, adquirindo contemporaneamente um sentido amplo e outro mais estreito. A rigor, os gregos foram os primeiros a racionalizar as relações entre as pessoas, repensando posturas e sistematizando ações. Seus principais pensadores foram Sócrates (470-399 a.C.), Platão (427-347 a.C.) e Aristóteles (384-322 a.C.), foi um período em que os filósofos se voltaram para as questões sociais e morais: No período considerado Clássico da Idade Antiga, no qual viveram os filósofos Sócrates, Platão e Aristóteles, a ética adquire grande valor, Após o momento pré-socrático, em que o interesse investigativo concentrou-se no mundo físico, na tentativa de compreenderem sua essência, os filósofos se voltaram para o ser e para os problemas sociais e morais. As condições da Grécia, especialmente de Atenas, baseada na democracia escravista e na democratização da vida política, entre outras, favoreceram o surgimento da filosofia moral.
Pensadores
Sócrates: Pai da filosofia moral; dedicou-se à busca da verdade; sua ética era o bem supremo da vida humana.
Platão: Dedicou-se à reflexão filosófica; via a alma constituída da razão; vontade e apetite.
Aristóteles: Entendia a moral como um conjunto de qualidade; Felicidade era composta de: Sabedoria, Virtude e Prazer.
Introdução
Enquanto na antiguidade todos os filosofos entendiam a ética como o estudo dos meios de se alcançar a felicidade e investigar o que significa a felicidade,na Idade Média, a filosofia foi dominada , pelo cristianismo e pelo islamismo, e a ética se centralizou na Moral como interpretação dos mandamentos e preceitos religiosos.
Transformações
A partir do século XVI, o mundo passou por transformações, principalmente a Europa Ocidental, que mudaram as concepções éticas que,até então, existiam.
Movimento Renascentista
Do ínicio do século XVI,