Etica na Grecia antiga
Índice 1
1.Introdução 2
2.Definição 3
2.1.Ética 3
2.2.Do ponto de vista da Filosofia 3
3.Teorias Éticas que marcaram a Antiga Grécia 4
3.1.Os sofistas 4
3.2.Sócrates 4
3.3.Idealismo platónico 4
3.4.Realismo aristotélico 5
3.5.Platão e Aristóteles 5
4.Conclusão 7
5.Referencias Bibliográficas 7
1. Introdução
No presente trabalho nos foi incumbida a missão de debruçar sobre as teorias éticas fundamentais que marcarão a Antiga Grécia, porem o grupo ira obedecer ordem científica d forma que não possam faltar elementos fundamentais tais com a introdução, o desenvolvimento, a conclusão e as referências bibliográficas.
Porem, quando se fala de ética como ciência normativa da rectidão dos actos humanos segundo princípios racionais, falamos numa ética geral, que se move principalmente no campo da filosofia, esta ética geral motiva a reflexão sobre espetos fundamentais da vida humana tendo em conta que o comportamento humano foi, desde sempre, avaliado sob o ponto de vista do bem e do mal, do certo e do errado, diz-nos a ética, não o que o homem pode fazer, mas o que o homem deve fazer, Ou seja, elucida-nos sobre as escolhas que o homem deve fazer em liberdade e através das quais se desenvolve e aperfeiçoa.
2. Definição
O termo ético deriva do grego Ethos (carácter, modo de ser de uma pessoa).
2.1. Ética
Ética: é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social. A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais.
2.2. Do ponto de vista da Filosofia
Do ponto de vista da Filosofia: a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos. Cada