ética na grecia antiga
Emmanuel Cipiano Lopes
9 de dezembro de 2013
1
Síntese: Ética Grega Antiga
Baseado em (1) as próximas linhas são um breve esquema do ideário grego no que diz respeito a ética, nas pessoas de Platão e Aristóteles.
O que hoje temos como ética surgiu da busca pelo bem moral e melhor forma de conduta, estando atrelada ao contexto religioso.
Segundo platão, é natural do homem buscar a felicidade, porém não uma felicidade qualquer, mas o “sumo bem”, aquele que transcende ao eu.
Em “república” condena uma vida voltada para o corpo, aspira a uma felicidade da alma, esta vinda após a morte, logo a vida deveria ser voltada para as ideias, do ser, do bem, e por meio destas ideias alcançar o bem maior.
Que não se veja então, a ética como um ideal teórico, pois esta é fruto da contemplação das ideias e da virtude, logo, o virtuoso é aquele que usa da ética em sua vida.
Em suma, Para Platão o bem maior é a busca da virtude, o desprendimento do terreno, e ligação com o ideal, o imaterial, é aproximar-se da perfeição divina o mais que nossa condição humana permite. Platão define
4 virtudes como principais.
1. Justiça: a virtude que une o terreno ao divino;
1
2. Prudência ou sabedoria: a busca do bem maior por meio da racionalidade;
3. Fortaleza ou valor: ter o dever acima do prazer;
4. Temperança: o autodomínio ;
A busca do “sumo bem” é aquilo que caracteriza a ética platônica, assim como a associação da dialética como fonte das virtudes.
Discipulo de platão, Aristóteles era caracterizado como pensador especulativo, psicólogo e observador empirico, e não satisfeito com especulação teórica, era edepto da entrevista, analise e conparação, e usou destas ferramentas em centenas de constituições da polis grega. No campo da ética esvreveu: 1. “ A ética a Eudemo”;
2. “ A ética a Nicômaco” e
3. “Magna moral”
Aristóteles dissertava sobre o ser e“os bens”, mas acrescenta a este pensamento da variedade dos seres, para cada ser há o