Émile durkheim
A pretensão de conferir à sociologia uma reputação verdadeiramente científica será o principal objetivo da obra do pensador francês Émile Durkheim(1858-1917). Seguidor do positivismo de Augusto Comte, toda obra de Durkheim está voltada para dotar a sociologia do que até então mais lhe faltava: um método de análise. Daí a sua importância para a história do pensamento sociológico.
26
Vida e obra:
Nasceu em 1.858 Émile Durkheim, Ele consolidou a Sociologia como ciência empírica e se tornou o primeiro professor universitário de Sociologia em sua primeira aula falou sobre a solidariedade social. Viveu durante épocas conturbadas como por guerras. Durkheim conseguiu através de seus feitos se tornar mais notável sociólogo Francês, após Comte ter criado a Sociologia de fato.
Via na ciência social uma expressão da consciência racional das sociedades modernas. Durkheim recebeu grandes influências como Kant, mas delas tirou suas próprias conclusões, aplicando a sua doutrina em suas aulas. Levando em consideração a ciência lógica do método positivo apoiado na observação, indução e experimentação.
A vida de durkheim foi marcada pela disputa franco-alemã em 1871. Isto acarretou a perda de parte de sua terra natal tornando se uma cidade fronteiriça e viu na Primeira Guerra Mundial muitos de seus discípulos não retornarem dela. Com isto Durkheim dizia que o ambiente havia se tornado um "vazio da III República". Este vazio corresponde à ausência do ensino de religião na escola pública na tentativa de preencher com pregação patriótica a instrução moral e cívica. Ele pretendia contornar a questão social e eliminar a luta de classes, fantasmas do industrialismo.
Durkheim e suas Generalidades
Durkheim dizia que a sociedade é definida através de toda crença e todo comportamento instituído pela sociedade. Daí surge o conceito fato social, sendo algo que tem vida própria, externo aos membros da sociedade e que exerce sobre seus corações e mentes uma