Exercicios egito
À medida que a população e a riqueza aumentavam cresciam também a grandeza e a resistência dos túmulos, até alcançarem o máximo com Quéops, da quarta dinastia. Sua grande pirâmide mede 250m lateralmente e se eleva a uma altura de 160m. Contém cerca e 2,3 milhões de blocos de pedra, cada qual pesando, em média 2,5t. Os blocos eram extraídos do lado Oriental do vale, transportados pela água durante a cheia, e arrastados por uma enorme rampa de pedra até uma plataforma situada a uns 30m sobre o nível do rio, onde se erguem as pirâmides.
“Uma tradução conservada pelo historiador grego Heródoto e aceita por Petrie afirma que a pirâmide exigiu o trabalho de 100 mil homens durante 20 anos.” Childe, Gordon. O que aconteceu na História, Rio de Janeiro, Zaher Editores, 1981.
a) O que as pirâmides deixavam transparecer sobre a cultura egípcia?
b) Quando foram construídas as pirâmides de Gizé?
Texto 02
Champollion decifra os hieróglifos.
O grande obstáculo para se conhecer a história do Egito antigo era conhecer o significado da escrita egípcia, chamada pelos gregos de hieróglifos “( ““ escrita sagrada”). Durante muito tempo, os hieróglifos ousaram desafiar os estudiosos interessados em sua decifração. Jean François Champollion, um estudioso dos povos e idiomas orientais, realizou a difícil tarefa durante o período de 1799 a 1822. (...)
Comparando pacientemente as inscrições, de um decreto da época do faraó Ptolomeu V Epifânio, em grego antigo, em demótico e em hieróglifos ele decifrou a escrita egípcia.
( BARBEIRO Heródoto , CANTELE Bruna Renata e SCHGNEEBERGER Alberto- De olho no mundo do trabalho- São Paulo: Scipione, 2004 p. 31 – Adaptado ).
Responda
a) O que ele utilizou para tal feito?
b) Estabeleça a relação entre escrita e Estado, no Egito Antigo.
c) Graças a Champollion, abriu-se um largo campo para resgatar o passado dessa civilização. Qual é o ramo da