ÉMILE DURKHEIM E A FUNÇÃO DA ESCOLA DENTRO DA SOCIEDADE
Émile Durkheim e a função da escola dentro da sociedade
Salinas
2009
Vanuza oliveira santos
émile durkheim e a função da escola dentro da sociedade
Trabalho apresentado ao Curso pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Cultura e Sociedade].
Orientador: Prof. Oklana Battini
Salinas
2009
Émile Durkheim e a Função da Escola dentro da Sociedade
Émile Durkheim nasceu em Épinal (França), em 15 de abril de 1858 é considerado por muitos o verdadeiro fundador da sociologia como ciência independente das demais ciências sociais, foi também um dos grandes e primeiros teóricos da sociologia clássica.
Ele estabeleceu princípios para o entendimento da sociedade no que diz respeito aos conflitos que começaram a existir com o desenvolvimento do modo de produção capitalista, no sentido de buscar estabelecer a harmonia social dentro da sociedade. Isso se concretizaria por meio de um conjunto de normas, regras e valores (os fatos sociais) que seriam preestabelecidos, independentes da vontade dos indivíduos, que são transmitidos de geração em geração pelas instituições (Estado, escola, família, etc.), que organizaria a vida em conjunto, dentro do organismo social.
Um dos pilares para a efetivação dessa integração está na educação, visto que ela é uma das responsáveis pela transmissão das normas a serem seguidas na sociedade. Bem, se existem regras a serem seguidas, devemos aprendê-las, pois não nascemos sabendo! Nós aprendemos, ou seja, somos educados para isso. Além da instituição família, a escola tem grande responsabilidade de formar os indivíduos, para manter a ordem social. Segundo Durkheim, a educação é um fato social, por ser ela exterior ao indivíduo, coercitiva e generalizada, impondo normas e integrando os