Émile Durkheim e Conceitos
FATO SOCIAL:
Decorre da convivência em sociedade, a qual influencia o indivíduo, determinando a maneira de agir, pensar e sentir (EXTERNO), independendo de sua vontade (COERCITIVO), que o ser humano exterioriza e que é imposto pela sociedade na qual está inserido a todos que nela estão (GERAL).
ORDEM E COESÃO SOCIAL:
Ordem social é a relação harmônica entre burguesia e proletariado, gerada pelo lucro e salário.
A coesão é a concordância e obediência às leis.
NORMAL, PATOLÓGICO E ANÔMICO:
3 conceitos de comportamento da sociedade. No normal há concordância e cumprimento das leis. No patológico há instabilidade, parcela da população não cumpre-as. No anômico há guerra civil e a maioria não cumpre as leis e regras.
SOLIEDARIEDADE MECÂNICA E ORGÂNICA
A soliedariedade mecânica é caracterizada por aspectos de sociedades antigas, arcaicas e primitivas, com conduta homogênea e individualidade nula, na qual os indivíduos partilham dos mesmo valores sociais e agem com fortes laços e vínculos. São agrupamentos humanos formados por clãs que compartilham das mesma ideias.
A soliedariedade mecânica é caracterizada pela sua contemporaneidade, predominante em sociedades mais modernas e complexas, com ponto de vista indivual e social, na qual a coesão social não está baseada em crenças, valores sociais, religiosos, tradições ou costumes, mas sim em códigos e regras de conduta que estabelecem direitos e deveres, expressando-se de forma jurídica.
CONCEITOS DE KARL MARX
CLASSE SOCIAL:
Surge a partir da divisão social do trabalho e dos meios de produção. É definida pela posição que a pessoa ocupa na estrutura de produção. Assim, a sociedade divid-se em possuidores, classe dominante, e os não detentores dos meios de produção, classe dominada.
LUTA DE CLASSES:
É o confronto entre a classe oprimida e a classe opressora, presentes no capitalismo. Isso se dá, pois a relação de comando que a classe burguesa tem sobre o