Édipo Rei
Foi um poeta trágico a autor teatral grego. Nascido no ano de 496 a.c vei a falecer com 90 anos de idade, compôs 123 peças teatrais. Sófocles ainda hoje o mais representado autor do teatro grego no mundo inteiro.
2 Explique resumidamente a temática de duas importantes obras de Sófocles: Édipo em Colono e Antígona.
Édipo em Colono: Apesar de ser a ultima tragédia escrita por Sófocles, se passa entre as narrativas de Édipo Rei e Antígona. Édipo em colono relata os últimos dias da vida de Édipo, velho, cego, mendigo e extrapiado
Antígona: A história conta sobre Antígona, que deseja enterrar seu irmão Polinice. Antígona é capturada e levada até Creonte, que sentencia Antígona a morte.
3 Pesquise sobre os antecedentes que marcaram a história de Édipo. Édipo é um personagem da mitologia grega. Famoso por matar o pai e casar-se com a própria mãe. Filho de Laio e de Jocasta, pai de Etéocles, Ismênia, Antígona e de Polinice Segundo a lenda grega, Laio, o rei de Tebas havia sido alertado pelo Oráculo de Delfos que uma maldição iria se concretizar: seu próprio filho o mataria e que este filho se casaria com a própria mãe. Édipo consulta o Oráculo que lhe dá a mesma previsão dada a Laio que mataria seu pai e desposaria sua mãe. Achando se tratar de seus pais adotivos, foge de Corinto.
No caminho, Édipo encontrou um homem e, sem saber que era o seu pai, brigou com ele e o matou, pois Laio o mandou sair de sua frente. Conseguindo derrotar a Esfinge que aterrorizava Tebas, ele seguiu à sua cidade natural e casou-se, "por acaso",com sua mãe, com quem teve quatro filhos. Aquando da consulta do oráculo, por ocasião de uma peste, Jocasta e Édipo descobrem que são mãe e filho, ela comete suicídio e ele fura os próprios olhos por ter estado cego e não ter reconhecido a própria mãe .Após sair do palácio, Édipo é avisado pelo Corifeu que não é mais rei de Tebas; Creonte ocupara o trono, desde então. Édipo pede para ser exilado, mandado embora. Pede,