Ètica
Questões dissertativas:
Código de Ética Profissional de Psicologia
Trabalho apresentado como requisito para obtenção de créditos parciais na disciplina Introdução a Psicologia, para a AV1, primeiro semestre do Curso de Psicologia, ministrada pela Professora Lucíola.
Por
Luciana Pinheiro
Nova Friburgo
2014
Aluna: Luciana Pinheiro de Moura
Matrícula: 201401287859
Após a leitura do Código de Ética Profissional do Psicológico:
1. Comente pelo menos 3 responsabilidades do Psicólogos
Toda profissão define-se a partir de um corpo de práticas que busca atender as demandas sociais, norteados pelos elevados padrões técnicos e pela existência de normas éticas que garantam a adequada relação de cada profissional com seus pares e com a sociedade como um todo.
Ser psicólogo é acreditar na mudança e contribuir para que ela aconteça.
O psicólogo deverá basear-se na promoção do respeito, da liberdade e da integridade do ser humano.
O trabalho deste profissional trabalhará visando promover a saúde e a qualidade de vida dos indivíduos e da coletividade.
Artigo 1º:
a)Conhecer , divulgar ,cumprir e fazer cumpri o Código;
O mundo vive constantes mudanças. A cada dia, torna-se mais difícil acompanhá-las, sobretudo devido à rapidez com que acontecem e à impossibilidade de se ter uma idéia da totalidade de significações que estas mudanças representam.
Abre-se, portanto, um desafio à psicologia , ciência que estuda e interpreta o comportamento humano, sujeito, ele mesmo, à complexidade de contínuas e profundas transformações.
Se o homem é um ser de relação, sujeito a contínuas mudanças na sua luta por ocupar, a cada momento, o espaço que lhe compete no mundo, e se, ao mesmo tempo, ele é o sujeito e o objeto do estudo da psicologia, segue-se que qualquer sistema ou código só será real se sujeito, também ele, a esta transitoriedade que é própria do homem à procura