Desenvolvimento da aeronautica
A industria Aeronáutica Brasileira em 1935 fez o voo que inaugurou o avião M-7, o primeiro projeto nacional que foi produzido em uma fabrica brasileira. Deste dia em diante a industria vem crescendo e produzindo aeronaves que são utilizadas por todo o mundo.
Com o passar dos anos a industria Aeronáutica Brasileira se aperfeiçoou e construiu o avião A-29, mais conhecido como super tucano. O A-29 foi o primeiro avião fabricado fora dos EUA que foi utilizado pela força aérea Americana. Este avião dentro de nosso pais é utilizado em missões de vigilância em regiões de fronteiras, ele também é uma aeronave de baixo custo operacional ideal para interceptar outras aeronaves de pequeno porte.
A criação da Embraer, em 1969, veio coroar os esforços feitos pela industria Aeronáutica Brasileira, e após 30 anos veio nos trazer a existência do arranjo produtivo aeroespacial no estado de São Paulo, este avanço pode ser considerada uma das maiores conquistas do desenvolvimento científico, tecnológico e industrial brasileiro.
A Embraer é o principal núcleo produtivo e tecnológico da industria Brasileira, a demanda da Embraer, e a receita obtico com exportações diretas tem sido marginal, mas ainda crescentes.
A primeira do processo produtivo de uma aeronave etapa diz respeito aos estudos de mercado, à concepção, ao detalhamento e à definição dos parâmetros básicos de projeto do avião.Somente após essa etapa, definiram-se, conjuntamente com os chamados parceiros de risco, que seriam as divisões de trabalho, com estratégias conjuntas de programas de pesquisa e desenvolvimento por parte de laboratórios internacionais das empresas dispostas a compartilhar os riscos, cuja coordenação fica totalmente a cargo da Embraer, e por ultimo, inicia-se o processo legal de certificação da aeronave a ser produzida.
A Embraer lançou o seu jato regional em 1996, que em março