ètica
CELSO SUCKOW DA FONSECA - CEFET/RJ
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE TURISMO
INCLUSÃO SOCIAL NO TURISMO
INCLUSÃO SOCIAL NO TURISMO
Apresentação de um caso hipotético para avaliação AD2 de Ética.
Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo – CEFET-RJ
Profª Karla Godoy.
RIO DE JANEIRO
2013
INTRODUÇÃO
Ainda nos dias atuais, a inclusão social é um problema que infelizmente mesmo com tantas leis aprovadas, com todo envolvimento do governo ainda vemos que na prática isso não funciona. Falarei de um caso hipotético, que normalmente acontece nos dias de hoje.
RELATO
O conceito de inclusão social nasce com o seu par antitético, o da exclusão social. Ambos tratam de múltiplos fenômenos relacionados com a questão da pobreza. Ambos não possuem historicidade, assim como os conceitos de qualidade de vida ou de desenvolvimento sustentável. O conceito de exclusão social pretende ser mais abrangente que o conceito de pobreza, ainda que inclua. O turismo é inquestionavelmente importante para a economia global, devido aos altos índices de geração de divisas e renda. E temos que pensar no turismo como ferramenta transformadora, um agente da tradição local.
E como agregar o turismo na inclusão social? Se para a prática do mesmo temos que agregar o envolvimento sócio-econômico e cultural? Ouvimos falar sobre inclusão social em todos os meios de comunicação, em todos os lugares, mas falar e discutir só não adianta, mesmo com tantas leis aprovadas e em vigor na prática podemos observar que é bem diferente, pois vemos os grandes índices de desigualdade social. EX; Família com o poder aquisitivo mais alto que fazem duas viagens internacionais por ano, enquanto outras milhões de pessoas que nunca se deslocaram se quer a uma cidade vizinha para desfrutar momentos de lazer.
Um homem um homem dos 35 anos paraplégico devido a um acidente de automóvel, faz a compra de um pacote turístico de um