Demosntrações Financeiras ou Demosntrações Contábeis
Demosntrações Financeiras ou Demosntrações Contábeis é a disposição monetária organizada da posição Patrimonial e financeira de determinado período, mostra todas transações de uma entidade.
Tem como objetivo prestar contas e/ou informar sócios, acionistas, governo, e demais usuários da informação contábil, as reais condições de seu patrimônio.
Permitem estimar resultados futuros e auxiliam os processos de tomada de decisão, indicando também o resultado da gerência da entidade bem como sua administração.
As cinco principais Demonstrações Financeiras ou Contábeis são:
Balanço Patrimonial
Demostração de Resultados
Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA)
Demonstração de Fluxo de Caixa
Demonstração de Valor Adicionado
Balanço Patrimonial (BP):
Dispõe-se a evidenciar qualitativamente e quantitativamente a situação patrimonial da empresa, dentro de um período especifico. Para facilitar a análise dos usuários dessa informação registra-se classificando-as.
Ativo: São bens, direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, que gerem benefícios econômicos futuros.
Passivo: São as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação.
Patrimônio Liquido: São Recursos próprios da Entidade, e seu valor é a diferença positiva entre o valor do Ativo e o valor do Passivo.
Periodicidade: O balanço patrimonial é fechado ao término de cada exercício social de acordo com artigo 1065 do Código Civil.Pode ser alterado, por índices oficiais quando encerrado há mais de três meses da data de apresentação da proposta.
Requisitos para Publicação: As demonstrações de cada exercício serão publicadas com a indicação dos valores correspondentes das demonstrações do exercício anterior, para fins de comparação
Exemplo:
Demostração de Resultados(DRE):
Dispõe-se em expor verticalmente e resumidamente o resultado apurado no