Áureo
Era uma moeda feita de ouro emitida desde o século I a.C. até o século IV d.C. e equivalia a 25 denários de prata.
(http://images.perseus.tufts.edu/images/1997.03.1/1997.03.0277)
O áureo da foto acima, foi fabricado em Lungduno, cidade da região da Gália e atual cidade de Lyon na França. Ela circulou a partir do início do Império Romana e possuí no seu anverso a efígie de César Augusto, o primeiro imperador romano. Como todas as moedas de Roma da época, ela não era cunhada através de máquinas e sim “golpeadas” à mão. Era criado dois punções feitos em bronze, um para o anverso e um para o reverso, então um gravador esculpia os desenhos da moeda através de entalhes feitos nos punções. O punção do anverso era colocado numa mesa e um disco de metal, que normalmente era aquecido, era colocado sobre este. O punção reverso era colocado em cima do disco de metal e era então "golpeado" por um martelo. E por isso, essas moedas quase nunca possuíam os desenhos centralizados e nem havia um padrão de espessura.
No seu anverso, possuí a inscrição CAESAR AVGVSTVS DIVI F PATER PATRIAE, que é o nome do imperador com seus títulos. E no reverso está desenhado uma figura que representa os dois netos de César Augusto, filhos de Julia, Caio César e Lúcio César, com escudos e lanças, além da inscrição: C L CAESARES AVGVSTI F COS DESIG PRINC IVVENT que significa Caius et Lucius Caesares Augusti Filii Consules Designati Principes Juventutis.
(http://images.perseus.tufts.edu/images/1997.03.1/1997.03.0278)
Essa moeda é de ouro, pesa pouco menos de 8 gramas, tem 20 milímetros de diâmetro e pertence à coleção numismática de Roma do Museum of Fine Arts, em Boston nos Estados Unidos.
Bibliografia:
http://latim.blogspot.com.br/2005/05/e-latim-moeda-romana.html http://www.wildwinds.com/coins/ric/augustus/i.html Descripção historica das moedas romanas existentes no gabinete numismático - Por Augusto Carlos TEIXEIRA DE ARAGÃO.