Áreas Temáticas da Epidemiologia
Disciplina: Epidemiologia
Professor (a): Mary Braga
Fortaleza - CE
Agosto, 2014
A epidemiologia é um eixo da saúde pública que envolve diversos profissionais de saúde e até mesmo de áreas administrativas e estuda todo o processo saúde-doença. (ROUQUAYROL, 2003).
Comporta inúmeras variáveis para o estudo epidemiológico, que são agrupadas basicamente em quatro grandes áreas temáticas, que são:
1. Doenças transmissíveis ou Infecto-contagiosas;
2. Doenças não transmissíveis ou crônico-degenerativas;
3. Vigilância Epidemiológica;
4. Serviços de Saúde.
1. Doenças Transmissíveis
As doenças transmissíveis eram no passado a principal causa de mortalidade e por conta disso elas se tornaram a primeira grande área temática estudada pela epidemiologia. Na verdade a epidemiologia surgiu da necessidade de compreender e avaliar as doenças transmissíveis inicialmente.
De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) defini-se doença transmissível como: “Doença causada por um agente infeccioso específico, ou seus produtos tóxicos, que se manifesta pela transmissão deste agente ou de seus produtos [...]”. Atualmente as doenças transmissíveis não são a principal causa de morbi-mortalidade e estão intimamente relacionadas com países pobres ou subdesenvolvidos, como é o caso da Doença de Chagas, Leshmaniose , Cólera etc.
Para ocorrer à transmissibilidade vários fatores inerentes ao agente etiológico (virulência, patogenicidade, poder invasivo etc) e ao hospedeiro (imunidade, suscetibilidade e resistência natural) precisam estão interligados, de forma simultânea ou não. Há ainda, dois tipos de transmissão: a horizontal, que pode ocorrer de forma direta e indireta, e a vertical, que ocorre durante a reprodução, desenvolvimento fetal ou parto. Algumas doenças transmissíveis podem ser transmitidas tanto de modo horizontal como vertical.
No atual cenário nacional as