chamine
ESCOLA DE ENGENHARIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA
ENERGIA E FENÔMENOS DE TRANSPORTE
EXTRAÇÃO DE GASES POR CHAMINÉ
COM PONTEIRA CÔNICA COM ALETAS
Por
Gabriel Leser Donato
Mauricio Sordi Pereira
Nils Jorge Marahrens
Trabalho Final da Disciplina de Medições Térmicas
Professor Paulo Smith Schneider pss@mecanica.ufrgs.br EXTRAÇÃO DE GASES COM USO DE PONTEIRA CÔNICA COM ALETAS E INSTRUMENTAÇÃO PARA MEDIÇÃO TÉRMICA E VAZÃO.
Monografia apresentada ao Departamento de Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, como parte dos requisitos para obtenção da aprovação na disciplina de Medições Térmicas.
Orientadores: Prof. Paulo Smith Schneider
Porto Alegre, Dezembro de 2013
AGRADECIMENTOS
Em primeiro lugar agradeço a ......
ao meu pai por ainda acreditar em mim....
às tias do RU, por servirem com prazer nossa refeição ....
ao povo brasileiro que paga meus estudos....
e a todas as pessoas que criaram fórmulas para dificultar a vida do engenheiro, mas que separam os engenheiros em categorias de conhecimento e com isso posso me diferenciar um pouco dos demais.
Resumo
Este trabalho apresenta a construção de uma ponteira de chaminé em forma de corneta com um anteparo de madeira na saída, utilizando material artesanal como folhas de jornal, argamassa e rejunte. Tal projeto visa reduzir a perda de carga de um sistema de exaustão. A ponteira é usada em 2 situações: com vento externo, produzido por um ventilador, e com ar estagnado. Em ambos os casos, a redução da perda de carga é de aproximadamente 0,1mm de coluna d’água. É apresentado, também, instrumentos para medidas de vazão, conhecido como tubo de Pitot (feito de tubo de cobre), acoplado a um tubo em U. A temperatura do ar é medida com um sensor PT100, em conjunto