áreas de estudo sobre Émile Durkheim Max Weber Auguste Comte Karl Marx
Principais áreas estudadas por:
Émile Durkheim
Max Weber
Auguste Comte
Karl Marx
João Pessoa 27 de novembro de 2013
Introdução
As principais ideias desses autores considerados fundadores da sociologia serão abordadas neste trabalho, apontando o pensamento central dos mesmos.
O pensamento de Durkeim está vinculado à busca da harmonia na sociedade, Marx a transformação a luta de classes a busca pela ruptura de velhos paradigmas Weber buscava os sentidos e os rumos que a sociedade poderia ter. Comte a observação, a experimentação, da comparação e a classificação como métodos para a compreensão da realidade social.
Émile Durkheim
Durkheim formou-se em Filosofia, porém sua obra inteira é dedicada à Sociologia. Seu principal trabalho é na reflexão e no reconhecimento da existência de uma "consciência coletiva". Ele parte do princípio que o homem seria apenas um animal selvagem que só se tornou humano porque se tornou sociável, ou seja, foi capaz de aprender hábitos e costumes característicos de seu grupo social para poder conviver no meio deste. Durkheim chamou de "Socialização" o processo de aprendizagem, a consciência coletiva seria então formada durante a nossa socialização e seria composta por tudo aquilo que habita nossas mentes e que serve para nos orientar como devemos ser, sentir e nos comportar. E esse "tudo" ele chamou de "fatos sociais", e disse que esses eram os verdadeiros objetos de estudo da Sociologia. Para ser um fato social tem de atender a três características: generalidade, exterioridade e coercitividade. Isto é, o que as pessoas sentem, pensam ou fazem independente de suas vontades individuais, é um comportamento estabelecido pela sociedade. Não é algo que seja imposto especificamente a alguém, é algo que já estava lá antes e que continua depois e que não dá margem a escolhas.
Maximilian Carl