Árbitro principal e auxiliar (regra 5)
UnC – CAMPUS CONCÓRDIA
FUTSAL – REGRA 05: ÁRBITRO PRINCIPAL E AUXILIAR
CONCÓRDIA, SC
JUNHO – 2010
FUTSAL – REGRA 05: ÁRBITRO PRINCIPAL E AUXILIAR
Trabalho apresentado como exigência parcial à obtenção de conceito na disciplina de Futsal, do Curso de Educação Física, ministrado pela Universidade do Contestado – Concórdia, sob orientação do professor
CONCÓRDIA, SC
JUNHO – 2010
Sumário:
1. INTRODUÇÃO...................................................................................... 4
2. DESENVOLVIMENTO.......................................................................... 5
3. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................8
1. INTRODUÇÃO
O Futebol de Salão tem duas versões sobre seu surgimento.
A primeira diz que começou a ser jogado no Brasil, pela associação de Cristã de Moços, em São Paulo, por volta de 1940. Como era difícil de encontrar campo de futebol livres, se jogava nas quadras de basquete e hóquei, no início jogava-se com cinco, seis ou sete jogadores em cada equipe.
A outra versão diz que foi inventado pelo professor Juan Carlos Certani, na Associação Cristã de Moços de Montevidéu (Uruguai) no ano de 1931. O objetivo era organizar um esporte para ser praticado durante as aulas de Educação Física. As regras foram criadas através das regras de Futebol de Campo, Basquete e Pólo Aquático, e foi nomeado “Indoor Foot-Ball”. Pelo sucesso alcançado, este esporte foi difundido para todas as Associações Cristãs de Moços (ACM) da América do Sul. Assim como todos os esportes, o Futsal possui várias regras. Dentre elas estão as funções do Arbitro Principal e Auxiliar, e serão tratadas no desenvolvimento a seguir.
2. DESENVOLVIMENTO
Um árbitro principal e um árbitro auxiliar deverão ser designados para dirigir uma partida. Suas funções são o exercício dos seguintes poderes que as regras lhes outorgam:
a) Aplicar as regras de jogo do