Basquetebol
PAFD – 10º, Turma H
Basquetebol
Tânia Reis, nº22
2011/2012
Introdução
Este trabalho foi proposto pelo Professor Fábio Fragoso, no âmbito da disciplina de Práticas de Atividades Físicas e Desportivas, tendo como objectivo abranger a modalidade que foi seleccionada para o 2º módulo.
Neste trabalho irei abordar tudo o que é necessário sobre esta modalidade, como:
* A evolução no Mundo e em Portugal; * Os tipos de regras; * Tipos de faltas; * O tipo de equipamento que é necessário para a realização de um jogo oficial; * O que são faltas técnicas; * Quais as funções do marcador e do marcador auxiliar; * As dimensões do campo; * Duração de um jogo; * Tipos de exercícios e gestos técnicos; * Etc.
Origem e evolução da modalidade
Origem e evolução da modalidade
I. No mundo:
O basquetebol surgiu em Dezembro de 1891, pelo professor de educação física de Springfield College em Massachusetts, dos Estados Unidos da América, que se chamava James Naismith. O objectivo do director era dar uma tarefa a James Naismith em que criasse um desporto em que os alunos pudessem praticar desporto num local fechado. Quando o director deu essa tarefa ao professor, ele falou sobre um jogo que não utilizasse os pés e que não consistisse muito contato físico.
Um dia mais tarde, enquanto James Naismith dava uma aula de educação física olhou para um cesto de pêssegos, e ai teve a ideia de pendurar a 3,05 metros do chão, e depois atirou uma bola de futebol para tentar encestar. E foi ai que nasceu o basquetebol.
O primeiro jogo foi realizado no dia 20 de Janeiro de 1892, onde foram formadas duas equipas da Associação Cristã de Moços de Springfield. Neste jogo não ouve presença de público. Somente no dia 11 de Março de 1892 ouve um jogo em que pôde haver público a assistir (cerca de 200 pessoas). Nessa ocasião foram os alunos da associação que